sexta-feira, janeiro 26, 2007


Sergipano participa do Programa do Faustão este domingo

Percílio Costa cuida de centenas de aves em seu sítioDepois de aparecer em rede nacional nos programas de Ana Maria Braga, Jô Soares, Bom Dia Brasil, Gugu, Xuxa, Jornal Hoje, e programas de tvs por assinatura, chegou a vez do sergipano Percílio Costa participar do Programa do Faustão neste domingo, 28. Para quem não conhece, o motivo da fama de Percílio é o trabalho que realiza com aves silvestres no Parque dos Falcões, a mais 23 anos.

Ele seguiu de viagem na madrugada desta sexta-feira, 26, para o Rio de Janeiro acompanhado pela sua coruja branca de estimação ‘Jurubeba’. No final do ano passado uma equipe da Rede Globo foi ao Parque dos Falcões onde realizaram diversas filmagens do dia-a-dia dos animais e da intima amizade que compartilham com Percílio e com os visitantes que freqüentam o parque, o único local do País com autorização do Ibama para a criação de aves de rapina, onde ocorre o turismo de observação.

Atualmente, devido a grande repercussão de seu trabalho, que já ultrapassou as fronteiras do Brasil e alcançou as televisões japonesas há dois anos, os turistas que freqüentam seu sítio são provenientes de

Belas aves e o verde da natureza são atrativos do Parque dos Falcões / Fonte: Globodiversos Estados e países, poucos são os sergipanos que procuram conhecer seu trabalho. “Os turistas de fora são muito ligados a natureza, quando saem daqui falam para os amigos e eles também vem conhecr o parque. Além de que, eu já fiz muita matéria para fora, meu trabalho é mais conhecido em outros Estados do que em Sergipe” declara Percílio.

Quem for lá poderá conferir vôos adestrados dos falcões, vídeos, atividades educativas e participar da vida das aves, podendo alimentar, observar e interagir com elas. Mais de 60 espécies diferentes de aves podem ser conhecidas, entre elas, falcões, gaviões, corujas, siriemas, pombos correios. O Parque dos Falcões fica localizado entre os municípios de Areia Branca e Itabaiana, a pouco mais de 40 km de Aracaju. Cada visitante deve contribuir com R$ 10. Mais informações através dos telefones (0xx79) 9131-3496 / 9972-5488.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Itabaiana registrou 55 homicídios em 2006
Número de mortes supera 2004 e 2005 somados. Delegado regional diz que faltam homens para atuar

Para quem acompanhou nas páginas do CINFORM em sua edição passada a saga do músico Nill Caccho, o ‘Seresteiro da Morte’, que deixou a cidade de Itabaiana perplexa ao assassinar a tiros o próprio sobrinho, no feriado de 7 de setembro de 2006, pode imaginar que o crime praticado por ele tenha sido um fato isolado, levando-se em conta ter acontecido numa típica cidade interiorana do agreste sergipano onde, imagina-se, pairam a tranqüilidade e a segurança. Puro engano. Localizada a 56 quilômetros de Aracaju, com população estimada em 86 mil habitantes, Itabaiana superou no ano passado toda e qualquer expectativa no tocante à violência. Roubo, furto, estupros, tentativas de homicídios, assassinatos. Teve de tudo em 2006, e acima da média.
Para se ter uma idéia do nível alarmante da violência, até meados de dezembro deste ano foram registrados 55 homicídios na cidade, segundo números da Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Estatísticas da Polícia – Codepe. O número supera até mesmo o ano de 2003, com 35 assassinatos registrados, considerado o ano mais violento até então, e 2004, quando foram assassinadas 23 pessoas. No ano seguinte, mais 20 homicídios na cidade serrana. Ou seja, os homicídios em 2006 já superam os anos de 2004 e 2005 somados. No acumulado dos últimos quatro anos, já são 133 pessoas que perderam a vida, a maioria à bala, por crime de vingança ou de pistolagem, uma peculiaridade local.
Fonte: cinform
SSP-SE envia 5 viaturas para Itabaiana

O Secretário de Segurança Pública, Dr. Kércio Pinto, confirmou hoje pela manhã que já autorizou o enviou de mais 5 viaturas para a polícia de Itabaiana.São 03 pickups, modelo frontier para a polícia militar e 02 veiculos (Astra) para a polícia civil.
Pode até ser um efeito psicológico, mas dois assaltos, onde os bandidos levaram os veículos das vítimas, a polícia conseguiu recuperar os dois automoveis e os devolveu aos seus proprietários.
fonte: www.itnet.com.br

quinta-feira, janeiro 04, 2007

DISTRITO DE ITABAIANA

Com a compra do sítio na Caatinga de Ayres da Rocha Peixoto, a Irmandade das Almas tenta convencer a população do Arraial de Santo Antonio a se mudar para Caatinga.
Para isso, os religiosos usaram um plano ardiloso. Roubaram, a noite, a imagem de Santo Antonio da capela do Arraial, e colocaram em um galho de quixabeira no sítio adquirido, ao lado direito onde hoje é situada a Igreja Matriz. No outro dia, a população do Arraial deu por falta da imagem de Santo Antonio e começaram uma busca.
Como os que faziam a Irmandade das Almas tinham o interesse que a imagem fosse encontrada, no ato do “roubo” deixaram as marcas das pegadas bastante visíveis, no sentido que fosse facilitada busca. E não deu outra: acharam a imagem e levaram de volta. Essa cena foi repetida por diversas vezes, o que gerou a lenda do Santo Antonio Fujão. Assim que a imagem era encontrada, e sempre no mesmo lugar, ou seja, no galho da quixabeira citada, voltava ao Arraial em forma de procissão. Em chagando lá, os religiosos pertencentes a Irmandade da Almas faziam sermões, dizendo a população do Arraial, que Santo Antonio queria morar na Caatinga, bem ali onde se encontrava a quixabeira. Depois de muita insistência, não deu outra, a população do Arraial ficou convencida e se mudaram para a Caatinga.
A partir daí, a Caatinga de Ayres da Rocha Peixoto passa a ser a nossa segunda e última Itabaiana. A Igreja é construída, no mesmo lugar onde está hoje a Igreja Matriz. A freguesia é criada e em 1678 Itabaiana ganha a condição de Distrito, em virtude de ser necessário a criação de quartéis para combater os negros foragidos, nos quilombos situados nas Matas de Itabaiana, entre eles o de Mocambo.
Fonte: www.itnet.com.br
CAATINGA DE AYRES DA ROCHA PEIXOTO

Em 1590, na expedição de Cristóvão de Barros em combate aos holandeses na colonização do estado de Sergipe, expedição essa, que foi bem sucedida, está, entre outros, Ayres da Rocha Peixoto, que foi agraciado com terras dentro das Matas de Itabaiana, local este que ficou conhecido por Caatinga de Ayres da Rocha Peixoto e dentro dela ficava a sede da futura Itabaiana. Com isso, Ayres da Rocha Peixoto foi o primeiro proprietário de terras em Itabaiana.Até aí, Itabaiana era praticamente o Arrial de Santo Antonio, às margens do Rio Jacarecica. Os habitantes do Arraial queriam que a “Igreja” elevasse sua capela a paróquia, o que os religiosos da época não aceitaram, em virtude, como já dissemos, da capela ter sido edificada em uma fazenda de terceiros, e isso dificultava tal elevação. Diante disso, o astuto Pe. Sebastião Pedroso de Góis da Paróquia de São Cristóvão, vende, na Caatinga de Ayres da Rocha Peixoto, um sítio à Irmandade das Almas onde hoje é a nova sede do município de Itabaiana, entidade essa, fundada desde 1665, com a condição que ali fosse edificada uma igreja.
SSP-SE nomeia 5 delegados em Itabaiana e 13 na região do agreste

Em entrevista concedida à Rádio Capital do Agreste, o Dr. Kércio Silva Pinto, informou que já determinou a nomeação de 5, isso mesmo, 5 delegados para a cidade de Itabaiana.De acordo com o Secretário, a cidade serrana contará a partir de agora com a seguinte estrutura:
01 Delegado Regional
01 Delegado Municipal
01 Delegado Especializado em Homicídios
01 Delegado Especializado em Roubos e Furtos e
01 Delegado Especializado em Grupos Vuneráveis.
Além dessa estrutura para a cidade serrana, a região do agreste passará a contar com mais 8 Delegados e uma completa estrutura, possibilitando assim, um melhor serviço à sociedade.Finalizando, o Dr. Kércio Pinto, solicitou da Prefeita Maria Mendonça, uma audiência com a gestora municipal e as entidades representantes da sociedade itabaianense, a fim de tratar dos assuntos de segurança pública da região do agreste sergipano. A prefeita Maria Mendonça, já autorizou sua assessoria a providenciar a reunião. O local mais adequado na cidade é a Câmara Municipal de Vereadores, restando a confirmação do presidente Heleno de Aciole.