Outra frente de destaque na colonização do nosso município, seria num local denominado Matas de Itabaiana. A área correspondente a Mata de Itabaiana era enorme. Iniciava logo após, na direção oeste do Arraial de Itabaiana, até fazer divisas com São Cristóvão, Lagarto, Sertão de Jeremoabo e Santo Amaro das Brotas. A dimensão territorial de Itabaiana na época seria, portanto, a junção das duas áreas, a do Arraial de Santo Antonio, mais as das Matas de Itabaiana.
A região denominada Matas de Itabaiana era formada por enormes fazendas de gado, sem extensão definida, mas tendo contribuído de forma direta, porém lenta, para o surgimento de povoações aqui e ali, e que deram origem a sede de muitos municípios, como Itaporanga, Campo do Brito, Macambira, Frei Paulo, Pinhão, isso no decorrer dos tempos. Como já dissemos, as fazendas de gado dentro das Matas de Itabaiana, teve sua participação na colonização, mas de forma muito lenta, em virtude de existir muita terra e pouca gente.
As áreas das fazendas, adquiridas por doações a colonos e religiosos, eras enormes e sem dimensões exatas, ao contrário do Arraial de Santo Antonio, habitada por agricultores e já tinha formato de uma colônia, em virtude de possuir muita menos terra e muito mais gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário